ATUALIZADA: Operação em Santo Augusto deve recolher mais de 200 toneladas de material oriundo de desmanches

Uma operação coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) foi deflagrada nesta terça-feira, 22 de julho, em Santo Augusto, com foco na fiscalização de estabelecimentos suspeitos de atuar com desmanches irregulares de veículos. A ação, batizada de Operação 172° – Desmanche, resultou na inspeção de cinco locais, onde foram identificados materiais e peças automotivas possivelmente provenientes de desmontes ilegais.

De acordo com o 1º tenente Gerson Barth, da Brigada Militar, a operação deve resultar no recolhimento de mais de 200 toneladas de veículos, peças e produtos. O material apreendido será encaminhado para destruição na empresa Gerdau, especializada nesse tipo de descarte.

A força-tarefa teve caráter administrativo, motivo pelo qual não houve prisões durante a ação. Conforme o tenente, os responsáveis pelos estabelecimentos foram autuados com diversas multas. “O que acontecia era uma venda velada. Peças desses veículos serviam para o conserto de outros automóveis”, explicou Barth. Segundo ele, nem todo o material existente nos locais foi apreendido. “Aquilo que o proprietário conseguiu comprovar a licitude não será levado”, afirmou.

A operação está fundamentada na Lei Federal nº 14.787/2016, que regulamenta a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres no Brasil e estabelece critérios para coibir práticas ilegais.

A ação mobilizou dezenas de servidores de diversos órgãos, incluindo Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Detran-RS, Corpo de Bombeiros Militar e representantes da empresa RGE. O objetivo é combater o comércio ilegal de peças, coibir a receptação e aumentar a segurança no setor automotivo.

Leave a comment
error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do Jornal O Celeiro.