O Governo do Estado entregou, nesta semana, a pavimentação do acesso municipal a Alegria, na ERS-520, na região Noroeste do Rio Grande do Sul. A conclusão dos trabalhos é um sonho de mais de 30 anos dos 3,6 mil moradores da cidade. A obra, de seis quilômetros, teve investimento de R$ 11,4 milhões.
“A pavimentação de uma obra tão aguardada como é o caso do acesso a Alegria é motivo de grande orgulho para todos nós. Essa obra vai transformar a vida de milhares de famílias, trazendo mais segurança, conforto e esperança de um futuro melhor para toda a região. Essa entrega reforça o compromisso do governo do Estado, sob a liderança do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza, de cuidar das pessoas e investir no desenvolvimento de cada comunidade gaúcha”, destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, destaca que a entrega representa muito mais do que avanços na infraestrutura da região:
“A pavimentação da ERS-520 é a conquista de um sonho esperado por gerações. Com esses seis quilômetros asfaltados, garantimos maior segurança, qualidade no deslocamento e a abertura de novas oportunidades econômicas para a região”, destaca Faustino.
Perspectivas
A ERS-520 desempenha um papel crucial na integração e no acesso da população de Alegria e da região. Com o asfalto concluído, a população terá seus deslocamentos facilitados, com segurança viária, além de melhorar a qualidade de vida e a preservação da saúde da população, que, antes, enfrentava o convívio diário com a poeira. A obra concluída representa também um impulso vital para o escoamento da produção e para o desenvolvimento da região, com geração de emprego e renda.
No início dos anos 2000, a obra chegou a ser iniciada, mas a empresa responsável à época abandonou o serviço alegando inviabilidade financeira. O atual governo rescindiu o contrato anterior, que estava parado, e fez nova licitação para viabilizar a pavimentação.
Investimento histórico
Desde 2019, quando o Estado ainda tinha 62 municípios sem acessos asfálticos, o governo já investiu mais de R$ 635 milhões na construção dessas vias, maior aporte da história com recursos próprios. De lá pra cá, o governo já entregou 26 acessos municipais. Atualmente, outros 17 encontram-se em obras, oito irão começar as intervenções em breve e 11 estão em fase de atualização de projeto.